terça-feira, 1 de novembro de 2011

Não busque ser o melhor.

Só pra constar, tudo que eu disse até agora, e o que vou dizer enquanto estiver afim de escrever aqui, será exclusivamente a minha opinião. Quando não for de minha autoria, citarei.

Bom, muitas pessoas caem, de certa forma na burrice (não é essa a palavra, mas segue essa), de buscar serem impecáveis, totalmente perfeitas.
Multiplicando acertos, zerando erros, elevando uma imagem de perfeição à maior potência... e o resultado dessa conta qual é? Sim, o que resulta dessa equação, é um "ser" melhor.

E quando falo SER, não falo de SER-humano melhor, até porque isso buscamos dia após dia.
O que digo, é o SER no sentido de EU SOU melhor.

A busca incessante pela perfeição até certo ponto é válida. Na real, eu acho válida enquanto tu permite a ti próprio o erro.
"Errar é humano, perdoar é Divino" (Frase batida). Eu mudaria um pouco:

"Errar é humano, perdoar é Divino. Se superar e surpreender, dispensa caracterizações."

Se permitir errar é válido. É esse se permitir que falta quando se ultrapassa a linha de "buscar ser alguém melhor" e se entra na linha de "ter que ser o melhor".

Se eu pudesse dizer alguma coisa sobre isso, eu diria pra parar com essa busca de ser o(a) melhor. E se for pra buscar algo, que busque ser indispensável.

Amizade, família, relacionamentos em geral, trabalho, TUDO.
Pra mim, o indispensável muito frequentemente supera o melhor.

Vou tentar dar um exemplo: (eu sou rei em dar exemplos forçados, reconheço)

Se eu te oferecer algo pra beber, qualquer coisa. e aí, vai querer o que?

Suco, Refrigerante, CERVEJA, mate, café, energético, vodca, whisky, ice (essa confessa!)... Pode me citar inúmeras bebidas, por um simples motivo:

Segundo a tua opinião, elas são melhores.

Porém, tenta viver a base disso... É impossível. Tu precisa de água!
Esta sim, é indispensável, e é base praquilo que tu julga ser melhor.

Assim acontece com as pessoas.
À primeira vista, podemos ter uma visão como a da bebida, mas, com o passar do tempo, precisamos de gente verdadeiramente indispensável ao nosso lado. Gente que tenhamos vontade de ver, de rever, de ver cair, de ver levantar, de ajudar a se levantar, se reerguer, enfim, gente que alcance a sonhada perfeição, sem precisar ser perfeito. Parece paradoxal, mas olhando do ângulo correto, faz sentido.

Podia citar algumas pessoas, mas como vou esquecer de alguém, vou falar de um grupo chamado amigos: as pessoas que mais erram e se superam cotidianamente que eu conheço.

Vejo amigos meus brigarem num domingo, e se abraçarem numa segunda. Isso não é bom, não é melhor, isso é indispensável. Pra eles e pra mim, e sempre será.

É assim que eu penso, é assim que eu sigo, sendo "água", e tentando ser indispensável, pelo menos pra mim mesmo.

Um comentário: